terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A chegada da maternidade, a participação dos pais...

Chegar da maternidade não é lá o dia mais fácil do projeto de ter um filho... é neste dia que as principais fichas caem, como num passe de mágica a vida dos pais muda radicalmente!

Existem várias pequenas e grandes adaptações quando chegamos em casa com o bebê. Mas a principal delas é a relação mãe - bebê e pai-bebê. Depois tem aquela terceira que pode ser bem complicadinha: marido e mulher agora na condição de pais!!

As mulheres tem sensibilidade suficiente para orientar este momento de transição, ainda que estejam exaustas, elas podem com cuidado ajudar os pais a se situarem e encontrarem o seu espaço na configuração da nova família.

Eu tenho ouvido e percebi pela minha experiência que quando chegamos em casa com o bebê, no primeiro momento os homens ficam literalmente perdidos... não sabem o que fazer, como fazer e nem se podem. Ficam com cara de interrogação, se perguntando se há espaço para eles ali.

Este momento é bem delicado, e as mamães podem facilmente "esquecer" os pais, deixá-los de lado, no turbilhão de tarefas que os bebês demandam de cuidados.

Eu acho muito importante que os pais participem cedo, de tudo o que for possível para cuidar dos filhos, para evitar assim um abismo que pode ser criado nessa hora. Além de poderem ajudar as mamães, poderão aprender logo que a importância da participação dos pais é tão importante quanto a das mamães, e que seus filhos o amarão desde o nascimento, amor este que crescerá e nutrirá continuamente a sua vida.

Então vamos deixar de lado as chatices e diferenças e trabalhar em equipe!! É melhor para toda a família!!!



3 comentários:

  1. Ni, que dicas valiosas! Tenho certeza que quando for mamãe vou consultar seu blog muitas vezes!
    Muito gostosa a forma como escreve, uma delícia de ler e sentir parte dessa nova etapa da sua vida.
    Sorte do Leo, ter essa mãezona como vc.
    Love you, Si

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da idéia do blog e os textos delicados como você Ninóca...percebe-se uma MÂE com letras maiúsculas que não tem medo nem pudor de assumir sua corujisse e preocupações normais deste momento na vida da mulher...mas que só uma alma sensível poderia compartilhar com outras mamães e papais de primeira viajem! Parabéns e continua sobrinha querida...orgulho da tia... bjos estalados para esta família linda

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários!!
    Eu me esforço todos os dias para ser uma mãe cada vez melhor... e se as mamães trocassem mais idéias, talvez as coisas ficassem mais simples, porque na verdade a gente que vai complicando...
    A resposta quase sempre está dentro de nós, para tudo!
    beijos!

    ResponderExcluir