terça-feira, 1 de março de 2011

A ansiedade dos bebês e o uso da chupeta

Os bebês podem ficar ansiosos? Com certeza... o que gera a ansiedade neles é a insegurança e a insatisfação de modo geral. Mas o fator mais forte e determinante é a ansiedade DOS PAIS!!

Os pequenos sempre buscam o olhar dos pais para tirarem uma conclusão do que está acontecendo, e consequentemente serem guiados no reflexo de suas emoções.

Se os pais estão sempre desesperados, aflitos, ansiosos, nervosos ou agustiados, com certeza assim estarão os seus filhos e filhas, porque os adultos contagiam o humor e a atmosfera das crianças e dos bebês.

Eu acredito que quanto mais os pais sorrirem para os seus bebês, mais felizes eles estarão, e quanto mais forem capazes de tranquilizá-los com palavras suaves e doces, mais seguros ficarão.

A chupeta é uma ferramente mágica quando eles estão agitados, NÃO ANSIOSOS, e ajuda bastante em determinados momentos. No entanto os pais podem criar facilmente o vício da chupeta, ou seja, em qualquer momento que o bebê sinalize que precisa de algo, lá vem os pais e colocam a chupeta na boca!

Quando o desejo não for de chupeta, imaginem só, deve ser péssima a sensação deles, poque além de não serem compreendidos, não serão atendidos, serão apenas calados...

Leboyer diz no seu livro da Shantala que os pais devem ser guiados pelo seu mestre. Quem é o mestre dos pais? OS BEBÊS! Eles ainda não falam a língua portuguesa correta, mas podem falar e muito atráves das sensações e olhares, eles nos dizem exatamente o que precisam. Mas nós precisamos aprender, e muito, a ouví-los e sentí-los. E essa comunicação é simplesmente maravilhosa!

Vamos ouvir mais, falar menos e sentir mais? Vamos ser felizes? Vamos aprender a viver um momento de cada vez?

Escutem os seus mestres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário