segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sono dos bebês x Disciplina x Amamentação

Eu tenho escutado muitas histórias de mamães se queixando de que seu bebês não dormem, acordam muitas vezes de madrugada, trocam o dia pela noite, tem sono leve, etc, etc...
É claro que o início da vida dos bebês não é fácil, a adaptação à vida cotidiana e a rotina dos pais, parece um quebra-cabeça difícil...

No entanto desde a chegada da maternidade eu procurei estalecer algumas "ações" e cuidados para ensinar o meu filho a dormir, dormir bem, descansar de verdade. Os pequenos precisam descansar, para poderem crescer e se desenvolver de forma plena.

É claro que cada bebê é diferente, tem a sua própria personalidade e metabolismo, mas com certeza todos eles tem necessidades em comum: mamar, dormir, receber cuidados de higiene e muito AMOR dos pais.

Eu li o livro "Nana Neném" na gravidez, apensar de ser um pouco métodico demais, a idéia principal que se pode tirar é que os pais determinam a rotina de alimentação e sono da criança, desde os primeiros dias, ou seja, não é o bebê que orienta os pais e sim o contrário. E o bebê precisa dessa orientação, dos horários, porque ele não sabe organizar a sua rotina sozinho! Ele é uma folha em branco, e os pais vão estabelecer o que é melhor para eles e para o bebê como uma família, que deve ter uma dinâmica que funcione para todos. Se os pais não ensinam os bebês, eles ficam perdidos, e vice-versa, pois nunca saberão ao certo a necessidade real daquele momento...

Esses são os cuidados que eu fui desenvolvendo com o meu filho, não existem regras, mas sim observação e desenvolvimento da capacidade de entender esse ser humano recém chegado:

-As mamadas devem ter intervalos iguais durante o dia. Se você antecipa ou atrasa muito, o organismo da criança também fica desorientado, porque nunca sabe ao certo quando a comida virá. Para nós é a mesma coisa, a regularidade da alimentação proporciona o bem-estar, boa digestão e equilíbrio energético do metabolismo.
- Os bebês devem descansar/relaxar um pouco pelo menos entre as mamadas, procure perceber quando ele já está mais cansado, já fez a digestão e aconchegue ele de forma que possa dormir, pois se você não o fizer, ele dificilmente conseguirá descansar sozinho, pois ele não conseguirá se ajeitar para tirar uma soneca de forma confortável. Mas se o bebê estiver mesmo sem sono, não force, deixe que ele se canse e na hora certa o sono virá.
- É importante que durante o dia após as mamadas ele fique pelo menos um certo tempo acordado, dessa forma poderá fazer uma melhor digestão, evacuar, urinar e soltar gases; se o bebê sempre dorme em seguida ou no peito (o que não é um bom hábito), ele fica com o organismo lento para esses funcionamentos...
- Estabeleça um horário para dormir a noite, de preferência cedo, não deixe passar de 20:30, o dia para os bebês é muito longo, além disso, eles funcionarão com um reloginho, quando chegar próximo do horário estarão visivelmente com o "farol baixo".
- Funciona bem dar um banho antes de dormir, pois assim o bebê pode relaxar bastante na água e tirar o cansaço do dia para dormir limpinho. Se possível, melhor ainda é tomar banho,mamar e dormir, e esta última mamada não precisa ser seguida de troca de fraldas, ele embalará num sono profundo e assim que ele acordar de madrugada você poderá trocá-lo. É importante que o bebê nunca esteja com fome antes do banho, pois senão poderá ficar mais agitado e irritado.
- Durante a madrugada, se você ouvir barulhos ou resmungos na babá eletrônica, poderá apenas visitar o bebê no berço, às vezes não é fome, simplesmente está com calor, quer trocar de posição, caiu a chupeta (caso use) ou tem gases. Você pode simplesmente fazer algum "ajuste",mas sem tirá-lo do berço, pois isso deverá despertá-lo de forma que ele poderá demorar a dormir de novo. Mas é claro que se for o horário de mamar, pois já se passou o intervalo de algumas horas, não é preciso ficar enrolando para amamentá-lo, pelo contrário.
- Nunca acorde o seu bebê de madrugada para amamentar, com certeza ele te chamará quando estiver com fome, ou melhor, quando a fome for maior que o sono. Alguns pediatras dão esta recomendação, muitos outros não, eu acredito que o sono é a melhor escolha para o bebê e para a mamãe. Assim como nós, é importante e possível ter uma noite de sono de mais horas, sem precisarmos de comida, salvo casos específicos de bebês que nasceram prematuros ou precisam acelerar o seu desenvolvimento por algum problema específico.
- A disciplina do sono é guia para todo o resto dos hábitos dos bebês, transmita para o seu filho ou filha que dormir a noite é bom, é necessário, nunca chegue perto do berço com cara de espanto, impaciência ou mau-humor... eles são seres tão indefesos, e são também uma pequena esponja de alta absorção, o que a nossa expressão mostrar, eles refletirão como espelhos.

Os bebês que tem uma rotina com horários de sono e amamentação, sentem-se mais seguros e alegres, assim como os pais, tudo flui melhor e o cansaço pode ser administrado de forma mais inteligente.

O aprendizado das mamães é contínuo, e não exitem regras, mas sim bom-senso, paciência e muita observação, afinal ninguém nasce sabendo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário