terça-feira, 2 de agosto de 2011

Amamentação - cap. 1

O que parece simples e natural, pode não ser...
A maioria das mamães que já planejam amamentar, como consequência natural da maternidade, podem se deparar com algumas dificuldades no início. Quase todas são esperadas, mas como ninguém fica falando muito antes para não desestimular (eu acho), na hora de chegar em casa e dar continuidade a amamentação de forma natural pode parecer muuuuito difícil.

Assim como nós, os bebês não nascem sabendo, eles precisam de estímulos e claro, tem um instinto forte de sobrevivência. Mas eles não sugaram uma mama cheia de leite antes de nascerem, ou seja, não sabem mesmo, vão treinar e treinar até que aprendem rápido. Assim como nós temos que treinar para aprender a andar de bicicleta e tantas outras coisas. Ora, se os bebês não tem força para sustentar a própria cabeça, sugar é um esforço e tanto!

As mamães de primeira viagem também não sabem tudo sobre a amamentação até vivenciarem, por mais que tenham se informado durante a gravidez (que bom que temos acesso fácil a informação), mas na prática é diferente, sempre.

Este é um momento delicado para os dois, mas de muito aprendizado, de muito amor, dedicação e meditação. Sim, as mamães precisam cuidar muito bem da saúde mental e psicológica para terem sucesso e transmitirem tranquilidade para os seus bebês.

Recentemente aprendi sobre um recurso antigo, mas que ainda existe, é o spray de ocitocina. Vocês conhecem? Basicamente a mãe deve sentir o aroma do spray antes da amamentação e dessa forma o leite flui melhor pelos ductos e sai da mama mais facilmente, ajudando o bebê quando ele ainda suga fraco, no início.

A mensagem aqui é de encorajar as mães, antes de elas mesmas acharem que existe algum problema e que terão que desistir, é preciso lembrar que tudo tem um começo e muito aprendizado, as coisas fluiram naturalmente se estivermos pacientes, determinadas e confiantes que amamentar é o melhor para o seu filho!

E se você conhece alguém próximo que esteja começando essa experiência ou irá começar, procure ser otimista e ajudar para que a mamãe não desista!

Se por acaso não der, paciência, mas o importante é tentar e lembrar que o normal é ter dificuldades no início que podem ser superadas.

Vamos em frente e experimentar um amor verdadeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário