quarta-feira, 13 de julho de 2011

Objeto Transicional = Naninha

Todo mundo sabe que os bebês e as crianças tem sempre aquele objeto inseparável, que os acompanham para todos os lados. São os objetos transiocionais ou as famosas naninhas, escolhidas por eles para darem segurança e conforto em determinados momentos.

Quem apresentou este conceito foi um pediatra e psicanalista inglês chamado Winnicott, em sua teoria  este objeto é escolhido apenas pela criança, não é imposto pela mãe. Às vezes uma fralda velha, um pedaço de roupa dos pais, um cobertor; possui características muito particulares, como por exemplo o cheiro, por isto não pode ser lavado.

Para cada criança tem um sentido, mas todas sentem como algo seu que lhe passa segurança, pois é algo muito familiar e do qual possui o controle para levar aonde quiser. Além disso, o objeto dá segurança à criança em situaçoes de medo, angústia e ausência da mãe. Dormir abraçada com a naninha é um exemplo clássico de como a criança fica segura e amparada.

Existem inúmeros tipos de naninhas ou objetos que podem ser usados como tal, é só deixar que as crianças escolham o seu.

Meu filho ganhou algumas e outras nós compramos como brinquedo, fato é que ele reveza algumas e não troca opr nada na hora de dormir... uma fofura só!
Eu criei uma brincadeira divertida, a de criar nomes para todos os brinquedos, inclusive as naninhas, e ele abre um sorriso quando repito o nome deles :) vamos apresentar a seguir a coleção do meu filho Leonardo:

da esquerda pra direita, fileira de cima pra a fileira de baixo: Julian, Pedrinho, Dolly, Teddy, Leonex, Adamastor, Gomes e Gato Ray.
ps: clique na foto para conhecer melhor essa "tchurma"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário