terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Nutrição da Paternidade

O que seria a nutrição da paternidade?? Eu tive um momento de reflexão sobre o tema e essa frase me veio à mente, enquanto observava meu marido dando banho no nosso filho.

Basicamente a nutrição da paternidade é simplesmente o pai se dedicar sempre que possível aos afazeres e cuidados rotineiros com os filhos, criando e fortalecendo o vínculo do amor entre eles. Eu acredito nisso porque os bebês e as crianças reconhecem em primeiro lugar as pessoas que estão mais próximas, ou seja, as que cuidam delas, protegem, dão carinho, etc. Para os pais, a forma mais fácil e acessível de nutrir a paternidade é estarem disponível para realizar as mais básicas tarefas.

No entanto, o que eu acho importante enfatizar é que as mamães tem uma responsabilidade grande em ajudar nessa nutrição. Sim, eu sei que todas as mulheres se sentem muito sobrecarregadas com mil tarefas, mas essa não representa um peso, é sim um prazer, e o resultado é muito gratificante. As mulheres sabem por natureza o que significa cuidar do outro e é por isso que são capazes de ajudar os homens a aprender a lição e treinar com os seus filhos.

Hoje eu vejo o resultado óbvio do meu incentivo e encorajamento do meu marido em ajudar com os cuidados. Ele sente que é parte do grupo, que é importante e que o seu amor e cuidado é tão importante quanto o meu. O nosso filho reconhece isso, a cada momento que estão juntos, estreitando os laços, se divertindo e se conhecendo melhor.

Vamos nutrir? E essa semente vai dar frutos para a vida inteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário