terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A chegada da maternidade, a participação dos pais...

Chegar da maternidade não é lá o dia mais fácil do projeto de ter um filho... é neste dia que as principais fichas caem, como num passe de mágica a vida dos pais muda radicalmente!

Existem várias pequenas e grandes adaptações quando chegamos em casa com o bebê. Mas a principal delas é a relação mãe - bebê e pai-bebê. Depois tem aquela terceira que pode ser bem complicadinha: marido e mulher agora na condição de pais!!

As mulheres tem sensibilidade suficiente para orientar este momento de transição, ainda que estejam exaustas, elas podem com cuidado ajudar os pais a se situarem e encontrarem o seu espaço na configuração da nova família.

Eu tenho ouvido e percebi pela minha experiência que quando chegamos em casa com o bebê, no primeiro momento os homens ficam literalmente perdidos... não sabem o que fazer, como fazer e nem se podem. Ficam com cara de interrogação, se perguntando se há espaço para eles ali.

Este momento é bem delicado, e as mamães podem facilmente "esquecer" os pais, deixá-los de lado, no turbilhão de tarefas que os bebês demandam de cuidados.

Eu acho muito importante que os pais participem cedo, de tudo o que for possível para cuidar dos filhos, para evitar assim um abismo que pode ser criado nessa hora. Além de poderem ajudar as mamães, poderão aprender logo que a importância da participação dos pais é tão importante quanto a das mamães, e que seus filhos o amarão desde o nascimento, amor este que crescerá e nutrirá continuamente a sua vida.

Então vamos deixar de lado as chatices e diferenças e trabalhar em equipe!! É melhor para toda a família!!!



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Troca de fraldas, carinho e cuidados de higiene com o seu bebê

Todos sabemos que a troca de fraldas deve ser frequente, no mínimo depois de cada mamada... mas será que só isso é suficiente?

Muitas vezes os bebês ainda fazem mais xixi ou cocô depois das trocas, mas como é uma quantidade pequena podemos não perceber...

Desde que meu filho nasceu eu fiquei bastante atenta à isso, porque ficava me imaginando com uma fralda suja, o quanto deve ser desconfortável!

Por isso vale a pena sempre checar se a fralda está limpa mesmo porque um simples xixi pode deixar aquele desconforto que impede o bebê de tirar uma boa soneca ou até mesmo ficar mais confortável quando está brincando.

O momento da troca de fraldas pode ser prazeroso se você criar uma atmosfera mais lúdica,como  por exemplo, beijá-lo,cantar, fazer cócegas, colocar uma música, dar um pequeno objeto para ele segurar ou simplesmente bater um papo. Desta forma o seu bebê vai associar que deitar no trocador é sinônimo de satisfação, porque além de ser limpo, ele também irá interagir com a mamãe e com o papai de forma bem próxima!

Eu sempre incluo 2x ao dia no " momento troca de fraldas" mais alguns cuidados como limpar o rostinho,o nariz ou orelhas e pentear os cabelos, mas deve ser sempre antes de começar a manipular a fralda. O meu filho adora ficar ali, recebendo esses cuidados, e principalmente AMOR.

Não se esqueça de utilizar um álcool em gel 70% depois que terminar a troca, você deve passar nas mãos e depois vestir o bebê, é um cuidado a mais para mantê-lo livre das bactérias das mãos assim ,assim como a sua roupinha.

Segue um link didático de troca de fraldas:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI10342-15547,00.html

Higiene é saúde!

Higiene do bebê - Chá de Camomila

Deixo aqui uma dica incrível... :)
O bom e velho conhecido chá de camomila é um ótimo multisuso para a higiene do bebê.
Você pode fazer o chá diariamente e colocar na garrafa térmica, e usá-lo para higienizar o bebê nas trocas de fraldas ao invés da água morna ou dos lenços umedecidos.
Outra dica também é usá-lo também para limpar a face e outras partes do corpo caso seja necessário, além de não conter química, é um ótimo calmante e para a pele sensível dos pequenos.
É o famoso: bom, simples e barato!!

Flor de camomila #1

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sono dos bebês x Disciplina x Amamentação

Eu tenho escutado muitas histórias de mamães se queixando de que seu bebês não dormem, acordam muitas vezes de madrugada, trocam o dia pela noite, tem sono leve, etc, etc...
É claro que o início da vida dos bebês não é fácil, a adaptação à vida cotidiana e a rotina dos pais, parece um quebra-cabeça difícil...

No entanto desde a chegada da maternidade eu procurei estalecer algumas "ações" e cuidados para ensinar o meu filho a dormir, dormir bem, descansar de verdade. Os pequenos precisam descansar, para poderem crescer e se desenvolver de forma plena.

É claro que cada bebê é diferente, tem a sua própria personalidade e metabolismo, mas com certeza todos eles tem necessidades em comum: mamar, dormir, receber cuidados de higiene e muito AMOR dos pais.

Eu li o livro "Nana Neném" na gravidez, apensar de ser um pouco métodico demais, a idéia principal que se pode tirar é que os pais determinam a rotina de alimentação e sono da criança, desde os primeiros dias, ou seja, não é o bebê que orienta os pais e sim o contrário. E o bebê precisa dessa orientação, dos horários, porque ele não sabe organizar a sua rotina sozinho! Ele é uma folha em branco, e os pais vão estabelecer o que é melhor para eles e para o bebê como uma família, que deve ter uma dinâmica que funcione para todos. Se os pais não ensinam os bebês, eles ficam perdidos, e vice-versa, pois nunca saberão ao certo a necessidade real daquele momento...

Esses são os cuidados que eu fui desenvolvendo com o meu filho, não existem regras, mas sim observação e desenvolvimento da capacidade de entender esse ser humano recém chegado:

-As mamadas devem ter intervalos iguais durante o dia. Se você antecipa ou atrasa muito, o organismo da criança também fica desorientado, porque nunca sabe ao certo quando a comida virá. Para nós é a mesma coisa, a regularidade da alimentação proporciona o bem-estar, boa digestão e equilíbrio energético do metabolismo.
- Os bebês devem descansar/relaxar um pouco pelo menos entre as mamadas, procure perceber quando ele já está mais cansado, já fez a digestão e aconchegue ele de forma que possa dormir, pois se você não o fizer, ele dificilmente conseguirá descansar sozinho, pois ele não conseguirá se ajeitar para tirar uma soneca de forma confortável. Mas se o bebê estiver mesmo sem sono, não force, deixe que ele se canse e na hora certa o sono virá.
- É importante que durante o dia após as mamadas ele fique pelo menos um certo tempo acordado, dessa forma poderá fazer uma melhor digestão, evacuar, urinar e soltar gases; se o bebê sempre dorme em seguida ou no peito (o que não é um bom hábito), ele fica com o organismo lento para esses funcionamentos...
- Estabeleça um horário para dormir a noite, de preferência cedo, não deixe passar de 20:30, o dia para os bebês é muito longo, além disso, eles funcionarão com um reloginho, quando chegar próximo do horário estarão visivelmente com o "farol baixo".
- Funciona bem dar um banho antes de dormir, pois assim o bebê pode relaxar bastante na água e tirar o cansaço do dia para dormir limpinho. Se possível, melhor ainda é tomar banho,mamar e dormir, e esta última mamada não precisa ser seguida de troca de fraldas, ele embalará num sono profundo e assim que ele acordar de madrugada você poderá trocá-lo. É importante que o bebê nunca esteja com fome antes do banho, pois senão poderá ficar mais agitado e irritado.
- Durante a madrugada, se você ouvir barulhos ou resmungos na babá eletrônica, poderá apenas visitar o bebê no berço, às vezes não é fome, simplesmente está com calor, quer trocar de posição, caiu a chupeta (caso use) ou tem gases. Você pode simplesmente fazer algum "ajuste",mas sem tirá-lo do berço, pois isso deverá despertá-lo de forma que ele poderá demorar a dormir de novo. Mas é claro que se for o horário de mamar, pois já se passou o intervalo de algumas horas, não é preciso ficar enrolando para amamentá-lo, pelo contrário.
- Nunca acorde o seu bebê de madrugada para amamentar, com certeza ele te chamará quando estiver com fome, ou melhor, quando a fome for maior que o sono. Alguns pediatras dão esta recomendação, muitos outros não, eu acredito que o sono é a melhor escolha para o bebê e para a mamãe. Assim como nós, é importante e possível ter uma noite de sono de mais horas, sem precisarmos de comida, salvo casos específicos de bebês que nasceram prematuros ou precisam acelerar o seu desenvolvimento por algum problema específico.
- A disciplina do sono é guia para todo o resto dos hábitos dos bebês, transmita para o seu filho ou filha que dormir a noite é bom, é necessário, nunca chegue perto do berço com cara de espanto, impaciência ou mau-humor... eles são seres tão indefesos, e são também uma pequena esponja de alta absorção, o que a nossa expressão mostrar, eles refletirão como espelhos.

Os bebês que tem uma rotina com horários de sono e amamentação, sentem-se mais seguros e alegres, assim como os pais, tudo flui melhor e o cansaço pode ser administrado de forma mais inteligente.

O aprendizado das mamães é contínuo, e não exitem regras, mas sim bom-senso, paciência e muita observação, afinal ninguém nasce sabendo!





Hidratação suprema para as mamães!

ÓLEO PARA MASSAGEM COM ARNICA

Se tem um produto multifuncional e bom, muito bom, é este óleo de arnica e bétula da Weleda. Além das propriedades relaxantes, o produto promove na pele uma hidratação que melhora a elasticidade por causa da bétula, e acreditem é muito eficiente. Eu usei na barriga e seios durante toda a gravidez, e minha barriga ficou gigante, imaginem que tive um menino que nasceu com 52 cm e 3,6 kg, e não tive nenhuma estria para contar história! Indiquei para algumas amigas e todas adoraram, inclusive uma delas me contou que já estavam com as novas estrias (de cor rosada) depois do nascimento e com o uso contínuo elas sumiram. Deixo aqui algumas sugestões de aplicação, porque o produto é realmente versátil:
- Massagem suave e circular na barriga, cintura,quadris e seios para hidratar e evitar as estrias;
- Massagem nas costas e ombros para aquecer e relaxar;
- Aplicação local em batidas, pontos roxos para a arnica agir;
- Massagem nas pernas para ativar a circulação (melhor ainda se depois de aplicá-lo você colocar as pernas para cima);
- Massagem local em músculos que estejam fadigados, doloridos;
- Massagem leve e circular nas têmporas antes de dormir.
Vale a pena testar!! Aproveitem para reservar um momento do dia para a automassagem, e conversar com o seu bebê.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LEONARDO


Leonardo = Coração de leão e forte como um leão!



Alguém pode ficar triste diante de tanta alegria???

Gravidez e Nascimento

É muito bom quando a gente pode mencionar alguém como mestre para um determinado assunto... descobrir que era possível ter um mestre para a minha gravidez, foi uma tremenda sorte, porque a gravidez é uma etapa tão linda da maternidade, que para mim foi vivida de forma ainda mais segura e plena.

Eu tive a grande sorte de ter dois mestres em questão, são eles o meu obstetra, que me acompanha há 15 anos e o inigualável obstetra francês Frédérick Leboyer.

O Leboyer é o que leva seu nome no tipo de parto que eu escolhi, e o meu médico Marco Antonio Lenci é o mestre que viabilizou a prática deste conceito e da confiança que eu tanto precisei para viver o parto, a experiência mais forte da minha vida. Eu também nasci assim e creio que minha mãe fez a escolha certa.

Nascer Sorrindo, como prega o Leboyer, é verdadeiramente possível, e é a partir do parto que os bebês já podem chegar aqui mais felizes e confiantes, na verdade eles não precisam sofrer logo na chegada a este mundo.

O meu filho Leonardo, é uma grande prova de que este método simples e preciso, faz uma grande diferença na experiência de chegada de um bebê. Ele nasceu com muita vitalidade, atento, sereno e sem choro. Além disso, começou a sorrir nas primeiras semanas e nunca mais parou! Posso dizer que ele nasceu, dorme, acorda, toma banho, brinca, troca fraldas, SORRINDO, na maior parte do tempo, é simplesmente maravilhoso cuidar de um bebê tão alegre, é contagiante!

Eu desejo às futuras mamães, de primeira viagem ou segunda, que possam considerar em conhecer o método e quem sabe até adotá-lo. O simples interesse pelas idéias deste médico francês já pode abrir discussões e aflorar sentimentos e práticas muito benéficas para todos os bebês. Citando Leboyer na contra-capa de seu livro "Nascer Sorrindo":

" No fim das contas, só posso dizer: experimentem. Tudo o que foi dito aqui é simples. Apenas paciência e modéstia. Silêncio. Uma atenção leve mas sem falhas. É preciso muito amor. Peço que não condenem o método. A criança não se engana. A criança sabe de tudo, sente tudo. Vê até o fundo do coração. O recém-nascido é como um espelho. Reflete sua imagem. Depende de vocês não fazê-lo chorar."

Amém!